Hoje vou indicar para vocês os melhores encurtadores de link do momento.

Há uma variedade incrível de encurtadores de link no mercado, e claro, deve haver vários que não tetei ainda. Ainda assim, as indicações aqui presentes foram testadas por mim e acredito que são muito eficazes, cada qual com detalhes um pouco diferentes.

Acredito que para a maioria, eu não preciso ficar explicando o que é um encurtador de url.

Mas em todo caso, é sempre bom recaptular para quem ainda não se ligou.

Encurtadores de link são ferramentas capazes de comprimir sua URL para facilitar sua vida.

Ahn?

O que é uma URL?

Segundo a Wikipedia ^^ a sigla significa “Uniform Resource Locator”, ou em português Localizador Padrão de Recursos. Mas que em resumo nada mais é do que o endereço de sua página na web.

Mas porque usar um encurtador de URL?

Ora, há vários bons motivos para se utilizar um encurtador de link, vamos aos mais conhecidos:

Twitter e outras redes sociais

O twitter talvez tenha ajudado e muito a popularizar os encurtadores, afinal com a possibilidade de escrever apenas 144 caracteres como você iria divulgar aquela matéria excepcional e imperdível que você gostaria de mostrar aos amigos como caporalmktdigital.com.br/marketing-digital/como-otimizar-minhas-imagens-na-internet/

Nesse caso o encurtador vai te permitir poupar muitos caracteres para expressar sua opinião junto ao link.

Link amigável

Essa é uma excelente técnica para divulgar alguma coisa na internet, tornar o link mais amigável possível. Para quem trabalha com programas de afiliados é uma dica excelente.

Mas mesmo para quem vai apenas divulgar uma notícia, serviço, produto. Encurtar o link pode ajudar para construir uma chamada mais agradável e com maior credibilidade.

Segurança aos afiliados

Acredite, há maldade na internet. Muitas vezes quando enviamos links de afiliados há scripts que são capazes de alterar a referência dos mesmos fazendo com que você não tenha retorno de algo que indicou. Os encurtadores diminuem drasticamente as chances disso acontecer.

Marque sua presença com links personalizados

Sim, é possível criar seu próprio encurtador de links para divulgar informações de terceiro sem perder a identidade de sua marca. Faça o público gravar o seu nome com um link personalizado, isso aumenta sua autoriadade, credibilidade, além de chamar atenção para sua marca como referência em conceder determinado relevante.

Em outro post ensino o procedimento certinho para isso, aqui vamos focar apenas em estabelecer, das plataformas prontas, os melhores encurtadores de link.

Caso você não tenha um encurtador próprio, você ainda pode alterar a extensão ou subdomínio de seu link encurtado, mas como haverá muita gente utilizando o mesmo site que você, nem sempre é fácil encontrar uma extensão acessível.

Saber estatísticas

Mais um excelente motivo para usa esse recurso de encurtar sua URL é a possibilidade de obter métricas muito interessantes.

Nem todo encurtador apresenta esses dados, mas há muitos que permitem saber quantas visualizações teve o link divulgado, quantos clicks, tempo médio na página, etc.

Métricas são de extrema importância no marketing digital, quanto mais informações melhor, assim poderá fazer alguns testes, definir melhor sua segmentação, seus horários. Enfim, estudar melhor o comportamento de seu público e entender como posicionar sua marca para atingir seus objetivos.

Ganhar dinheiro com seu blog

Sim, é possível ganhar dinheiro encurtando seus links. Há vários no mercado que realizam esse tipo de serviço.

Geralmente te oferecem controle razoável de suas métricas e te pagam um valor definido para cada 1.000 (mil) cliques.

Para os blogueiros mais populares da internet, há algumas opções mais seletas, sites que buscam publishers e pagam melhor através de sistema próprio. Mas esses não vou indicar porque eles mesmo costumam ir atrás quando encontram alguém com grande potencial em determinados nichos.

Como funciona

A ideia por traz da monetização é simples, existem empresas que pagam por espaços publicitários nos sites dos encurtadores por um período ou número de visualizações ou cliques.

Os encurtadores por sua vez prometem uma taxa de retorno x, uma segmentação, algo assim…

Você se cadastra e se torna um publisher, dessa forma todo conteúdo que você encurtar e divulgar passará por uma página de publicidade.

Essa publicidade pode ser em tela cheia, pode sair automaticamente após alguns segundos, necessitar de um clique em pular ads e por vezes até executar uma ação (cadastro, curtir, compartilhar, etc) – Isso varia de site para site.

Bom, explicado o bastante chega de conversa e vamos logo à…

Lista top com os melhores encurtadores de link do momento

Vou fazer a lista separando em categorias diferentes o que cada encurtador tem de vantagem para que você possa tomar sozinho a decisão de qual utilizar, lembrando que todos são gratuitos e alguns possuem funcionalidades premium.

Para métricas

Bit.ly – O melhor encurtador de link para estabelecer métricas relevantes, oferece vários recursos interessantes que se bem utilizados vão te ajudar a mapear todo o conteúdo divulgado. Esse encurtador ainda permite criar links personalizados na versão pro, para isso é preciso encaminhar um pedido e já ter um domínio.

Apenas divulgação

Se o que você precisa é apenas divulgar alguns links nas redes sociais de forma rápida e eficaz sem precisar de cadastro e métrica, então esses são pra você:

Goo.gl – O próprio encurtador da Google não poderia ficar de fora da seleção, acho que dispensa apresentações.

Is.gd – Esse é outro excelente encurtador (dos mais curtos mesmo que conheço rss), para quem esta contando os caracteres do twitter pra postar essa solução pode vir a calhar.

Dicas de monetização

Os 2 mais interessantes na minha opinião, por serem dos mais utilizados, pagarem bem, raramente apresentarem problemas e te disponibilizarem um controle bacana são:

AdF.ly – Disponibiliza análises bem legais e permite que você altere o formato de publicidade que aparecerá para o usuário, podendo escolher tela cheia, algo menos incisivo ou até redirecionar sem publicidade (é claro que sua monetização será afetada conforme a modalidade que escolher.

Shorte.st – Esse encurtador permite algumas funções interessantes como monetizar site automaticamente, plugin para wordpress para facilitar a vida dos blogueiros, integração com mídias sociais. Além é claro de paga $5,5/1000 cliques, sim são pagamentos em dólares para mil cliques, se você alcança muita gente com suas publicações é uma boa aproveitar o dólar nas alturas.

Monetizar os links é uma boa opção para tirar um extra, mas é preciso ter uma certa cautela, em alguns mercados o resultado pode ser devastador. Afinal, ninguém gosta de ver telas de propaganda que muitas vezes não tem nada a ver com seus interesses.

Então se for utilizar em seu blog, busque conscientizar as pessoas de que seu link é sim monetizado, como pular a publicidade e porque eles estão vendo essas propagandas. Se bem explicado eles entenderão que essa é uma forma de subsidiar o blog para que você possa continuar produzindo e mantendo conteúdo atualizados, afinal nem sempre sai barato se o seu público for muito grande e houver necessidade de uma hospedagem dedicada.

E por falar nisso, os 2 links acima são links de referência como podem ver, os 2 sites te dão automaticamente um link encurtado de afiliado. Eles links permitem lucrar um pouquinho mais através de uma porcentagem das pessoas que se cadastrarem através deles.

Ahh, e relaxa que ao se cadastrar por um link de afiliado, nenhum dado seu é disponibilizado para o afiliado e a porcentagem não será tirada de você, seu lucro será o mesmo. Portanto, ao cruzar com links de afiliados, reflita sobre essas circunstâncias e tente entender o publisher, é possível lucrar juntos sem competir!

Bônus

Como um bônus final para quem chegou até essa altura da leitura, um encurtador muito interessante que tenho utilizado de vez em quando:
Snip.ly – Esse encurtador tem uma proposta nova que pode ajudar você a converter ações para sua marca através de links de terceiros.

Como isso é possível?

Veja por exemplo o que eu divulguei nas minhas redes sociais hoje para entender:
[info-box type=”alert”]Você sabe como a google vê o seu site? Faça o teste agora mesmo!
É possível aparecer na primeira página.
http://snip.ly/WxRC
[/info-box]

O dashboard desse encurtador oferece várias funções para personalizar seu CALL-TO-ACTION além de apresentar número de cliques e taca de conversão.

Há uma infinidade de funções para esse encurtador, basta ser criativo para explorar esse potencial.

A única parte chata, mas muito compreensível, é que ele é gratuito apenas para 1.000 cliques por mês, independente de quantas chamadas você criar.

Mas recomendo que faça o teste, caso tenha uma ótima conversão, o que eu não duvido, você pode assinar os pacotes mensais que começam a partir de $29 (sim, os temidos dólares).

Você tem alguma outra indicação para os melhores encurtadores de link?
Conte sua experiência!

Pin It on Pinterest

Shares
Share This