Planilha de planejamento estratégico

Planejamento estratégico é a base para qualquer empresa

Desenvolvi a planilha de planejamento estratégico em excel de forma bem abrangente para ser utilizada em diversas áreas diferentes. O foco é dar uma base para refletir a situação de sua pequena e micro empresa que ainda não alcançou o ponto de equilíbrio ou sua startup que se encontra ainda sem muito foco, mas grande potencialidade.

Essa planilha possui 4 abas de utilização: Análise SWOT, Cruzamento, Objetivos e Plano de ação.

Parte do conteúdo encontra-se bloqueado, mas calma que isso não deve te limitar. Apenas precisei fazer isso por dois motivos, a primeira é manter a marca desse blog reconhecida na personalização da planilha, isso pode ser bom para caso precise de alguma ajuda, vai lembrar de quem procurar =)

O segundo e não menos importante motivo é que os itens que estão bloqueados protegem o funcionamento íntegro da planilha e não devem mesmo ser alterados, especialmente se você não entende tanto assim de Excel. Se você entende bem, ela pode servir de modelo para que crie outras, talvez até mais interessante ou bem feita, confesso que apesar do esforço que tive para criar algo útil e funcional, não sou nenhum especialista no software.

Portanto, os itens são dinâmicos e você pode trabalhar com eles, mas não alterar as células em alguns casos… Já em outras recomendo sim que altere para a sua realidade e especificidade, esses itens estão liberados.

Em breve farei um vídeo sobre o funcionamento da planilha de planejamento empresarial e incluo aqui para facilitar, por hora parem de preguiça e leiam! rss

Quando devo utilizar?

Planejamento estratégico é para todos, a planilha não.

Explico, há planilhas e outros sistemas melhores no mercado.

Oo como pode dizer isso da sua própria planilha?

Bom, verdade seja dita, como já disse acima não sou nenhum especialista em Excel, sou apenas um cara curioso, autodidata que vê uma necessidade e corre atrás sem se conformar em não conseguir fazer. Aqui espero que muitos empreendedores se identifiquem!

A necessidade que vejo é que há grandes ideias no mundo, a nossa volta, mas boa parte delas se perdem porque a galera desiste antes mesmo de tentar… ou simplesmente não sabem como.

As desculpas são inúmeras:

  • Falta de dinheiro
  • Falta de conhecimento
  • Falta ferramenta

A ideia desse blog surgiu para suprir as desculpas alheias. Vamos agir!

É claro que se você tem uma ideia boa e possui uma equipe complexa e preparada, 1 milhão de reais, um espaço físico top e tecnologia de ponta… talvez fique mais fácil.

Se for o caso então por favor, pare de ler e faça uma boa ação aos mais necessitados.

Caso contrário, vamos lá. Reaja, vou te ajudar a começar de algum lugar de forma estruturada e totalmente grátis.

Passo 1

O primeiro passo é baixar a planilha sua planilha de planejamento estratégico que está disponível gratuitamente no link abaixo:

Download da Planilha de Planejamento Estratégico

Pra quem já estava preparado, mãos à obra!

Análise SWOT

A primeira etapa consiste em uma análise swot, que nada mais é do que um planejamento da saúde empresarial e do posicionamento estratégico perante seu nicho de mercado, sua região e cenário.

Apesar de manter o nome da análise como SWOT (inglês), o que traduzindo para o português resulta em FOFA, nome cute e engraçado (se refere à Força, Oportunidade, Fraqueza, Ameaça), não gosto muito do termo força que parece que já alcançou um patamar de excelência intransponível e não precisa mais rever, então deixei algumas alterações próprias.

Nessa etapa há um quadro de preenchimento referente aos processos internos, ou seja, como sua empresa, ideia ou marca vai se posicionar no mercado, quais serão seus procedimentos logísticos, onde acredita que precisa melhorar, qual seu maior destaque, etc.

O campo “item” pode e deve ser alterado para representar melhor sua especificidade real, apenas mantive alguns previamente preenchidos como dica do que você pode observar. Para cada item inserido você deve julgar um grau de importância que aparentemente essa característica detém em seu cenário e classificar qual esta sendo o seu resultado no mesmo.

Simples né! Os botões são bem intuitivos e ao clicar na célula abrirá opções para escolher em menu flutuante.
Já a pontuação é feita de forma automática para facilitar sua vida, e na parte inferior apresento os resultados somados de suas potências e fraquezas.

Analisado os processos internos, pode pular para o quadro ao lado e fazer a mesma coisa analisando o cenário externo. Claro que não dá pra esquecer que o foco é a sua empresa. Então ao pensar nesse quadro você deve observar quais as características apresentam maior oportunidade e quais podem apresentar maior ameaça ao seu crescimento e consolidação.

Deve ser considerado políticas governamentais, economia, concorrência, tecnologia, aceitação no mercado, tendência do crescimento urbano de sua região se depende disso, etc…

Tome o tempo que for preciso para entender essa parte da planilha, pode ser que você já tenha muitas certezas em mente, mas o exercício de mentalizar o cenário e visualizar esse planejamento costuma ajudar bastante a tomar suas decisões de forma segura e planejada.

Respire fundo…

Cruzamento de dados

Na segunda aba da planilha de planejamento estratégico vemos um pequeno e simples quadro com 3 perguntas essenciais que você deveria estar refletindo ao olhar para sua análise SWOT.

Os campos em branco ao clicar abre um menu flutuante com opções, note que são os mesmos itens que você editou na primeira aba.

Bom, a proposta aí é muito simples: O foco maior era a análise interna e externa da primeira parte e ela provavelmente já te deu uma luz de pontos importantes a ser considerado. Mas as vezes quando estamos observando o cenário completo, fica um pouco mais complicado focar em detalhes porque o restante parece te atrapalhar com informações demais, e aqui não queremos dar espaço para nenhuma desculpa. Portando na aba de cruzamento você pode selecionar apenas 2 itens e refletir propostas de como esses serão capazes de se entrelaçar e gerar benefícios para sua empresa.

Ah, muito fácil… quero mais!

Objetivos

Vamos então definir quais serão os seus objetivos.

Nada de colocar coisas muito abrangentes que podem ser facilmente alteráveis ao longo do processo.
Nem pense definir planos inatingíveis ou imensuráveis.

Se for fácil demais também, não vale nem a pena o tempo perdido preenchendo planilhas.

Plano

Agora que definiu o que quer da vida, vamos desenvolver um plano de Ação.

Não tinha como ser mais intuitivo, no primeiro campo preencha o código no objetivo que quiser descrito na aba 3.

O resto é bem simples, basta ir respondendo as perguntas. Perceba que os campos não são tão longos, você precisa ser direto, claro, objetivo, específico… Nada de brecha para desculpas.

A dica é:

  • Seja rígido com você mesmo, defina um ponto específico e vá atrás sem se desviar.
  • Preencha uma data exata, sem essa de uns 2 meses dá, esse é o primeiro passo para desculpas. Coloque algo como o modelo 26/03/2016.
  • Seja você a mudança que quer ver no mundo. Já ouviu essa frase? Pois bem, seja responsável pelas ações, sua empresa é um ser inanimado, possui nome e valores, mas não toma atitude. Você sim.
  • Seja realista! Sem desânimo, mas não dá para ir contra toda a conjuntura que te envolve, adapte-se!
  • Não deixe que a planilha seja mais uma burocracia preenchida e esquecida no seu HD, crie o hábito de abri-la constantemente para lembrar e mentalizar seu caminho (mas sem ficar trapaceando a si próprio hein ¬¬”)

Ufa…

Com isso encerro aqui a proposta de faça você mesmo o seu planejamento estratégico. ^^

Espero que seja realmente útil para aqueles que estão iniciando ou engatinhando um projeto sem muitos recursos.

Caso você tenha achado a planilha limitada, tem disponibilidade e gostaria de investir em processos mais elaborados, digo que há planilhas profissionais de muita qualidade que podem ser adquiridas na faixa de R$150,00~R$600,00 e softwares muito completos (e consequentemente mais caros) que você paga mensalidade e além de todas as funções aprimoradas, possui um suporte que pode ser muito importante.

Em breve estarei recomendando algumas dessas plataformas, fique atento!

Sempre revise seus planos, mas nunca abandone. Esses serão sua maior referência para o crescimento empresarial.

Bons estudos e muito sucesso!

Por favor, não me deixem aqui escrevendo um texto gigante, produzindo planilhas sem um feedback. Comente abaixo!

Pin It on Pinterest

Share This
Assine Nossa Newsletter

Assine Nossa Newsletter

Receba dicas incríveis de marketing digital para alavancar seus negócios

Você foi inscrito com sucesso, até breve!