3 motivos para ouvir seus clientes

Falar da importância do marketing online para empresas se tornou repetitivo. Ter uma
presença digital já é reconhecido por todos como fundamental para qualquer negócio
que queira se expandir. Porém, o que muita gente ainda deixa a desejar é em saber
ouvir nos canais online que possuem.

Afinal, a grande diferença deste tipo de
estratégia é a possibilidade de estabelecer uma interação com consumidores, e não
apenas produzir conteúdo. Apresentamos abaixo três bons motivos para você
começar a prestar mais atenção no que os seus clientes tem a dizer:

1) Feedbacks

Através das redes sociais e do SAC Online é possível ter um retorno do que as
pessoas pensam dos seus produtos, do seu posicionamento e o quanto estão
satisfeitos com a sua marca. Por meio desse feedback você poderá repensar suas
estratégias e criar novas soluções.

Ter essa oportunidade faz toda a diferença para o
negócio, já que as vendas não precisam cair ou aumentar para que um
replanejamento aconteça. Ao ouvir o que os consumidores têm a dizer e se mostrar
pronto a resolver o problema, você evita que ele torne proporções maiores, sujando a
imagem da sua empresa.

É claro que é preciso ter um filtro para quaisquer críticas –
construtivas ou não – antes de tomar uma ação. A opinião de clientes não é uma
verdade absoluta, mas sim uma visão do outro lado da mesa.

2) Fidelização

Quando sua empresa se mostra preocupada em ouvir e em responder prontamente,
ela fideliza. De certa forma, os clientes sabem que podem contar com sua ajuda para
quaisquer dúvidas e problemas que possam ter em relações aos seus serviços e/ou
produtos. Isso também o leva a preferir a sua marca ao invés das concorrentes,
mesmo que para isso tenha que pagar um pouco mais caro. Conquistar a confiança
desse consumidor pode ser a chave para o sucesso.

3)Visibilidade

Ao mostrar que você está aberto a receber feedbacks e, dessa forma, fidelizar mais o
seu cliente, você ganha visibilidade. No online, ganha quem dialogar melhor, seja para
responder uma reclamação ou elogio. O respeito, a cordialidade e o profissionalismo,
esvaziados de todas as burocracias que antes serviam de barreiras, são
extremamente necessários neste contato. Um bom posicionamento fará com que
compradores em potencial cheguem até você pelas redes sociais e tenham acesso ao
que o seu negócio se propõe a oferecer.

Afinal, é normal que compartilhemos com
outras pessoas aquilo que mais gostamos. E alcançar essa visibilidade pode aumentar
diretamente o seu potencial de vendas. Entretanto, é importante lembrarmos que não
se trata apenas de querer aparecer mais, mas sim de prestar serviços de excelência a
um mercado consumidor cada vez mais exigente, e dessa forma obter um
reconhecimento.

Devemos destacar ainda que de nada adianta todo o seu trabalho online mapeando o
que os as pessoas têm a dizer se você não resolve o problema ou não apresenta
respostas plausíveis a tempo. Por isso, é muito importante que haja uma integração
entre todas as áreas da sua empresa para que as soluções sejam ágeis e os
feedbacks sejam de conhecimento de todos os envolvidos. O marketing tem que estar
sempre em contato com o comercial, que deve saber dos passos da distribuição, por
exemplo.

Lembre-se que o foco aqui é tornar a experiência do seu público-alvo com a
sua empresa cada vez melhor e não será possível fazer isso sem um diálogo interno
entre cada um dos processos do seu negócio.

Conte uma experiência em que ouvir seus clientes tenha ajudado a melhorar sua estratégia.

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