Você já tem um site ou blog e está inconformado sem entender porque ainda assim ninguém te encontra? Fica atualizando o google analytics e a taxa de rejeição está muito alta? A média de tempo de uma pessoa no seu site está parecendo o se vira nos 30?
Seus problemas acabaram!
Se não faz ideia do que estou falando ou não sabe se isso acontece com seu site, o primeiro passo é descobrir, saiba como configurar e analisar as métricas do seu site ou blog.
Índice de Conteúdo
10 dicas essenciais de como atrair e manter pessoas em seu site ou blog
Saiba o que você deve prestar atenção para atrair e manter as pessoas navegando por mais tempo em seu blog ou site, provavelmente conseguindo isso, sua taxa de conversão para cadastros, vendas, matrículas devem aumentar proporcionalmente.
Quando as pessoas estão saindo rapidamente do seu site isso já demonstra 2 possibilidades que devemos nos ater: Desinteresse ou insatisfação.
Não existe fórmula para dizer em 5 minutos o que está acontecendo exatamente, mas podemos analisar vários pontos relevantes do site em questão e interpretar, então vamos as dicas do que observar.
Primeira dica
Não poderia ser outra, se coloque no lugar do usuário, ele é seu possível cliente, seguidor, lead, interessado, fã (como preferir); ou seja, ele é a peça fundamental dessa relação, está nele o seu objetivo a ser tocado.
Portanto, tente imaginar como o usuário está recebendo sua mensagem, é motivante, instigante, agradável?
A experiência do usuário (vista muitas vezes por aí como UX – User Experience) deve ser um dos critérios mais importantes a ser pensado na internet, estamos falando de algo extremamente volátil, por detalhes, em poucos instantes, o nível de interesse pode despencar.
O resultado? A pessoa que poderia compartilhar sua informação, voltar à sua página e até indicar aos amigos, pode nunca mais te procurar ou pior, falar mal de você na mesma intensidade. E uma vez queimado na internet, é difícil se recuperar.
Então, vamos entrar na cabeça do usuário e seguir com as dicas
Segunda dica
Seja objetivo, não é necessário ter milhões de efeitos, imagens, chamadas… Essas coisas podem deixar seu site confuso e isso não é nada agradável. Pense em um layout clean, que represente sua identidade. O simples é extremamente eficiente se bem utilizado, então na dúvida, sempre menos.
Seu usuário precisa se encontrar com facilidade, observe a quantidade de informação e posição de cada elemento. Isso nos leva a…
Terceira dica
Arquitetura da informação é o processo no qual você organiza a leitura de todo o conteúdo de sua página para gerar uma experiencia mais agradável e manter o foco da pessoa por mais tempo em sua rede de conteúdo.
Planeje não só a posição, mas o que deve se destacar em cada página, o que deve ser intuitivo, torne a leitura clara e compreensível, com títudos, subtítulos, tópicos e espaçamentos adequados.
Use tamanhos diferentes, efeitos e cores que se destaquem!
Uma dica legal aqui também é utilizar breadcrumbs, que são orientações de onde você está basicamente.
Olhe acima do título desse post e verá ele ali, te informando que está em inicio (caporalmktdigital) >> marketing digital (categoria) >> Como atrair e manter pessoas em meu site ou blog (postagem). Dessa forma fica mais fácil navegar por assuntos correlatos que podem te interessar.
Quarta dica
Não só de texto vive um blog, mantenha espaços de descanço visual, especialmente entre parágrafos.
É válido também inseir imagens para ilustrar seu texto e instigar ainda mais a continuidade da leitura, imagens atraem nossa atenção e nos faz querer mais.
Saiba como otimizar suas imagens seguindo as orientação que passei
Quinta dica
Use um design responsivo em seu site. Esse tipo de layout se adapta a qualquer tamanho de tela automaticamente.
Lembre-se que o uso de dispositivos móveis é cada vez maior no Brasil e no mundo, provavelmente boa parte de seu público deve estar te vendo do celular, tablet, ipad, smartphone, etc. É importante entregar um acesso rápido, dinâmico e que faça com que essa pessoa queira acessar seu site de qualquer lugar em qualquer momento sem que seja necessário aquela famosa mão aranha para ficar adaptando o tamanho do site na tela, nem esperando muito tempo para carregar e ainda estar tudo desconfigurado.
Se o seu site ou blog não é assim, você precisa alterá-lo urgente!
Ficou na dúvida? Faça o teste da própria google e descubra se o seu website é friendly mobile, pois é a gigante das buscas considera isso extremamente importante.
Sexta dica
Prepare suas páginas de erro 404, ninguém gosta de links quebrados é claro, mas as vezes acontece. O importante aqui é estar preparado para apresentar algo que não desanime o usuário.
Assuma esse erro com humor (sem abuso) e apresente uma solução imediata, pode ser um campo de buscas, possibilidade de entrar em contato ou conteúdo relacionado ao termo.
Sétima dica
Verifique como estão configurados seus snippets, ou seja, como sua página está aparecendo nos mecanismos de busca. Essa apresentação consiste no título da página, link e meta-descrição.
Digo isso, pois pode explicar o rápido desinteresse da pessoa que clicou esperando um tipo de informação e encontrou algo totalmente diferente.
O mesmo é válido para toda publicidade que faz de sua página (paga ou não; nas mídias sociais ou mecanismos de busca; em outros sites…), seja sincero e objetivo, nunca tente iludir prometendo algo que não pode oferecer. No fim essa “estratégia” vai se voltar contra você.
Oitava dica
Esteja acessível.
É importante não deixar dúvidas do autor de todo esse conteúdo inspirador que o usuário se deparou. Vai que a pessoa tenha alguma dúvida, ou queira entrar em contato para saber mais, para comprar, buscar parcerias, e qualquer outro motivo que possa levar a se aprofundar nesse relacionamento.
Você precisa estar presente, mantenha para isso suas mídias sociais, páginas, endereço, telefone (o que quer que utilize, sempre atualizado e muito bem integrado para que seja fácil te encontrar.
Nona dica
Não é porque deixei por último que devemos dar menos importância, pelo contrário, essa é base de tudo.
Conteúdo, sempre importante ressaltar, entregue conteúdo original e de alta relevância.
Vou falar disso em muitos posts, mas é incrível que tem muita gente e empresa que ainda tem medo de produzir conteúdo achando que não vai conseguir vender se entregar o jogo de graça.
Oh pensamento retrógrado, por favor. Entenda que suas vendas não feitas apenas pelo conhecimento envolvido, mas há uma série de outros fatores envolvidos como valor (não financeiro), identificação, comodidade, profissionalismo, etc (isso tende ao infinito, sério).
A informação é o caminho pelo qual seu cliente vai se formar, se informar, se interessar, buscar, comparar e por fim comprar.
Portanto, seja educativo, inteligente, objetivo, diferenciado, tenha posicionamento e construa toda essa rede para o seu leitor. Quando ele pensar no seu tema, advinha de quem ele vai lembrar?
Sim, você se tornou uma referência na área e agora sim pode colher os frutos.
Décima dica
Teste, faça suas próprias modificações, implemente estratégias e analise as métricas sempre para saber o que esta funcionando melhor em seu caso.
O trabalho de marketing digital não tem fim e deve ser constantemente reavaliados e adaptados.
Resultado
A essa altura você já tem bastante base para avaliar o seu site e entender o porque não estão entrando tanto, ou estão saindo rápido e não estão retornando ao seu site ou blog.
Como falei no início, essa não é uma ciência exata, é claro que esses passos levam algum tempo para serem corrigidos e apresentarem resultados.
Essas dicas devem ser parte de seu planejamento digital e serem constantemente analisados.
Agora você já sabe de 10 dicas essenciais de como atrair e manter pessoas em seu site ou blog, seguindo essa diretriz vai verificar um aumento (em quantidade e qualidade) de seu tráfego e consequentemente de seu objetivo de conversão, seja ele ter mais vendas, mais matriculas, mais cadastros, mais seguidores…
O que tem funcionado com você? Compartilhe!