Se você ainda está na dúvida sobre a importância do marketing de conteúdo, segue alguns dados que vão te fazer em correr atrás da onda do inbound marketing e implementar essa cultura em sua empresa.
Sim, é preciso pensar na incorporação de um processo estratégico onde o conteúdo e geração de valor são parte essencial na organização de sua empresa.
Índice de Conteúdo
Confira os dados sobre o uso do marketing de conteúdo e como aplicar algumas estratégias
Os dados abaixo são de autoria de Pedro Hernandes, que você pode conferir aqui
1. 63% das pessoas que adquirem conteúdo seu, provavelmente só irão realizar uma compra daqui a 3 meses
E, ainda, 20% poderão demorar 12 meses! Isso reflete exatamente as etapas do Funil de Vendas. Logo, você deve ter paciência e entender que os resultados não serão imediatos. O importante é manter o lead nutrido de conteúdo. E sempre entre em contato com a estratégia de Inbound Sales.
2. Apenas 3% do seu público está pronto para comprar
40% está prestes a entrar em contato e 56% não está pronto. Tente detalhar ao máximo a Jornada de Compra do seu público. Assim saberá exatamente qual conteúdo oferecer em cada etapa e como conversar com as pessoas que interessam ao seu negócio. Foque sempre em atrair.
3. A média de conteúdos com as melhores posições no Google tem pelo menos 2.000 palavras
Inclusive, analisando as palavras-chave mais concorridas é possível ver que quanto mais material, mais próximo do topo o conteúdo aparece. Isso demonstra o fator crítico que é o trabalho de SEO. Procure sempre dar uma atenção especial às palavras de cauda longa. E não produza conteúdo pela quantidade, mas sim pela qualidade e como ele atende seu público.
Aqui deixo minha única ressalva, pois tenho percebido uma variação conforme o nicho que trabalha, por isso minha sugestão é que avalie a concorrência, o mercado e as necessidades de seu público alvo. Nada adianta sair escrevendo sem parar apenas pelo número de palavras.
Não vai ser difícil encontrar conteúdo com muito menos de 2.000 palavras bem posicionado.
4. 60% dos cliques orgânicos são dos top 3 resultados da busca
Além de otimizar bem o conteúdo para os resultados, lembre-se que atualmente o mobile merece muito sua atenção. Os usuários em um dispositivo menor tendem a clicar logo nos resultados visíveis e não descer muito a tela. E, ainda, aplicativos como a Siri da iOS mostrarão apenas um resultado (o melhor e mais relevante).
5. O YouTube atualmente é a segunda maior plataforma de buscas da internet
Sua marca ainda não produz vídeos? Então está na hora de alinhar seu conteúdo com vídeos. O melhor é que não precisam ser grandes produções, comece dando dicas e falando sobre produto ou serviço. Assim, quando procurarem, sua marca estará nos resultados.
6. METADE das buscas realizadas em dispositivos móveis são em procura por locais próximos
E não é só isso: 61% do público que vai até o local acabam comprando. Uma quantidade significativa da população está se locomovendo e usando smartphones o dia inteiro. Logo, não basta mais só produzir conteúdo otimizado para mobile, como seu site deve ser completamente voltado para essa questão.
7. Leads de origem orgânica possuem uma taxa de compra de 14,6%
Enquanto isso, os Outbound leads (clientes vindos da mídia tradicional) somam apenas 1,7%. Portanto, fica confirmado que é melhor fornecer conteúdo do que interromper ou forçar o público a ver sua marca. Isso sem falar que o investimento geralmente é menor.
8. 82% das marcas que publicam diariamente em blogs já conquistaram um cliente por meio dele
Isso ressalta a parte fundamental que são os Blogs para o Marketing Digital. Um Blog é uma ótima plataforma para se manter em contato com seus clientes, tornar-se referência e educar seu público. Porém, não é obrigatório publicar todos os dias: você deve encontrar a melhor frequência realizando testes. Um bom jeito de encontrá-la é sempre analisar a concorrência.
9. O custo de aquisição de leads no Inbound Marketing é 62% menor do que no modo tradicional (Outbound)
O grande desafio é alinhar a estratégia de Marketing de Conteúdo inteira e abandonar os meios tradicionais de aquisição. Lembre sempre de planejar cada etapa antes de começar a executá-la.
10. Marcas que nutrem constantemente seus leads com conteúdo geram 50% a mais vendas e com um custo 33% menor
Não basta apenas produzir conteúdo e esquecer de quem já é seu fã. Comece a segmentar seus leads e entregar o que cada um realmente deseja para otimizar as conversões. Lembre-se da Jornada de Compra que apontei no início do artigo, de sempre pensar em educar seu público e da estratégia Inbound Sales para o contato.
O Marketing de Conteúdo é uma ciência com dados e experimentos concretos e resultados reais. As pessoas estão procurando experiências de verdade com as marcas, usando cada vez mais smartphones, assistindo a vídeos online, acessando blogs e, assim, tomando para si cada vez mais o poder de decisão.