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Entenda as tendências de marketing digital e saiba onde investir
Em período de recessão no Brasil, as tendências de marketing digital não poderiam ser melhores, o investimento no segmento cresceu aproximadamente 15% em 2015, e a expectativa é que este cenário venha ser intensificado devido alguns fatores como:
Escape para o digital.
Tenho recebido muitos donos de empresas, especialmente no setor de comércio que buscam expandir o alcance de seu negócio para internet ou mesmo substituir, eliminando gastos com loja física já que no meio digital conseguimos um investimento de baixo custo proporcional atingindo um público maior e com mais precisão.
Relacionamento com cliente
Hoje, não é mais possível tratar o cliente como sujeito passivo, é bem provável que entrar em contato com sua empresa ele já pesquisou seu histórico, seu produto, concorrentes, reviews de clientes anteriores.
Nesse mercado rápido e de especialistas é preciso estar sempre atento ao cliente, pois seu interesse pode se dispersar antes que você perceba.
Micro, pequenas e médias empresas
Essas empresas são a grande maioria no país e responsáveis pela maior fatia de mercado. Vimos nos últimos anos o reconhecimento de sua importância na economia com a criação de políticas de facilidades tributárias e movimentos de incentivo ao comércio especialmente através do SEBRAE.
Em busca de soluções mais precisas e acessíveis, a adoção de estratégias de marketing digital é quase uma regra e muita gente já percebeu.
Acessibilidade
Apesar de ainda observarmos problemas de velocidade, estabilidade e preço das conexões de internet móvel no Brasil; essa já é uma realidade a ser considerada.
Tendo em vista esses elementos básicos, podemos arriscar algumas previsões para o próximo ano.
Marketing de conteúdo
A primeira tendência a ressaltar é a importância do conteúdo, para consolidar sua marca na internet é preciso construir conteúdo relevante sobre seus próprios prdutos ou serviços e assuntos correlatos. Dessa forma vai ganhar destaque na rede e se aproximar cada vez mais dos potenciais clientes.
Essa técnica exige menos investimento financeiro e mais de tempo e dedicação. Altamente recomendada para empresas de qualquer segmento e porte.
A dica que podemos deixar é que planeje estratégias para divulgação de conteúdo, seja um blog, através de mídias sociais, vídeos informativos, infográficos ou e-books. Você ainda pode aproveitar para utilizar landing pages que vão te ajudar na captação de clientes (mas isso fica pra outro post).
Vantagens:
- Até 5x mais visitas
- Ciclo de vendas mais curto
- Menor custo médio por lead
Quer saber mais? Leia sobre inbound marketing.
Dispositivos móveis
A maior parte dos acessos a redes sociais provém dos dispositivos móveis e não podemos esquecer da importância dessas mídias nas estratégias de link building, referências externas de seu conteúdo relevantes ao seu nicho de mercado.
Temos ainda uma crescente de apps georeferenciados e sem contar que a GOOGLE lançou novas diretrizes para pagerank no último ano onde a experiência do usuário se tornou um dos principais critérios.
Portanto, se quer ver seu site bem posicionado na gigante das buscas é melhor começar a pensar em estratégias de marketing mobile e no desenvolvimento de website responsivo, que são capazes de se adaptar aos diferentes tamanhos de tela.
Big Data
Ainda não podemos mensurar bem todas as contribuições que o big data pode trazer ao marketing, mas podemos perceber sua importância crescente no planejamento de estratégias mais precisas através de métricas detalhadas de sua imagem virtual.
Analisando e cruzando alguns dados é possível desenvolver estratégias segmentadas que vão otimizar e muito o ROI (Retorno sobre investimento) de sua empresa.
Pensando nisso:
- Fique atento as ferramentas de automação, podem ser de grande auxílio
- Crie campanhas altamente segmentadas (Seja no Adwords, Face ads ou qualquer outro meio)
- Utilize estratégias de redirecionamento de anúncios (retargeting ads)
- E-mail marketing ainda pode e deve ser utilizado, mas de forma direcionada.
Essas foram as tendências de marketing digital que na visão desse autor, devem crescer ainda mais em 2016.
E você, daria destaque a mais alguma? Compartilhe sua opinião!