Tendências de marketing digital para 2016

Entenda as tendências de marketing digital e saiba onde investir

Em período de recessão no Brasil, as tendências de marketing digital não poderiam ser melhores, o investimento no segmento cresceu aproximadamente 15% em 2015, e a expectativa é que este cenário venha ser intensificado devido alguns fatores como:

Escape para o digital.

Tenho recebido muitos donos de empresas, especialmente no setor de comércio que buscam expandir o alcance de seu negócio para internet ou mesmo substituir, eliminando gastos com loja física já que no meio digital conseguimos um investimento de baixo custo proporcional atingindo um público maior e com mais precisão.

Relacionamento com cliente

Hoje, não é mais possível tratar o cliente como sujeito passivo, é bem provável que entrar em contato com sua empresa ele já pesquisou seu histórico, seu produto, concorrentes, reviews de clientes anteriores.

Nesse mercado rápido e de especialistas é preciso estar sempre atento ao cliente, pois seu interesse pode se dispersar antes que você perceba.

Micro, pequenas e médias empresas

Essas empresas são a grande maioria no país e responsáveis pela maior fatia de mercado. Vimos nos últimos anos o reconhecimento de sua importância na economia com a criação de políticas de facilidades tributárias e movimentos de incentivo ao comércio especialmente através do SEBRAE.

Em busca de soluções mais precisas e acessíveis, a adoção de estratégias de marketing digital é quase uma regra e muita gente já percebeu.

Acessibilidade

Apesar de ainda observarmos problemas de velocidade, estabilidade e preço das conexões de internet móvel no Brasil; essa já é uma realidade a ser considerada.

Tendo em vista esses elementos básicos, podemos arriscar algumas previsões para o próximo ano.

Marketing de conteúdo

A primeira tendência a ressaltar é a importância do conteúdo, para consolidar sua marca na internet é preciso construir conteúdo relevante sobre seus próprios prdutos ou serviços e assuntos correlatos. Dessa forma vai ganhar destaque na rede e se aproximar cada vez mais dos potenciais clientes.

Essa técnica exige menos investimento financeiro e mais de tempo e dedicação. Altamente recomendada para empresas de qualquer segmento e porte.

A dica que podemos deixar é que planeje estratégias para divulgação de conteúdo, seja um blog, através de mídias sociais, vídeos informativos, infográficos ou e-books. Você ainda pode aproveitar para utilizar landing pages que vão te ajudar na captação de clientes (mas isso fica pra outro post).

Vantagens:

  • Até 5x mais visitas
  • Ciclo de vendas mais curto
  • Menor custo médio por lead

Quer saber mais? Leia sobre inbound marketing.

Dispositivos móveis

A maior parte dos acessos a redes sociais provém dos dispositivos móveis e não podemos esquecer da importância dessas mídias nas estratégias de link building, referências externas de seu conteúdo relevantes ao seu nicho de mercado.

Temos ainda uma crescente de apps georeferenciados e sem contar que a GOOGLE lançou novas diretrizes para pagerank no último ano onde a experiência do usuário se tornou um dos principais critérios.

Portanto, se quer ver seu site bem posicionado na gigante das buscas é melhor começar a pensar em estratégias de marketing mobile e no desenvolvimento de website responsivo, que são capazes de se adaptar aos diferentes tamanhos de tela.

Big Data

Ainda não podemos mensurar bem todas as contribuições que o big data pode trazer ao marketing, mas podemos perceber sua importância crescente no planejamento de estratégias mais precisas através de métricas detalhadas de sua imagem virtual.

Analisando e cruzando alguns dados é possível desenvolver estratégias segmentadas que vão otimizar e muito o ROI (Retorno sobre investimento) de sua empresa.

Pensando nisso:

  • Fique atento as ferramentas de automação, podem ser de grande auxílio
  • Crie campanhas altamente segmentadas (Seja no Adwords, Face ads ou qualquer outro meio)
  • Utilize estratégias de redirecionamento de anúncios (retargeting ads)
  • E-mail marketing ainda pode e deve ser utilizado, mas de forma direcionada.

Essas foram as tendências de marketing digital que na visão desse autor, devem crescer ainda mais em 2016.
E você, daria destaque a mais alguma? Compartilhe sua opinião!

Pin It on Pinterest

Share This
Assine Nossa Newsletter

Assine Nossa Newsletter

Receba dicas incríveis de marketing digital para alavancar seus negócios

Você foi inscrito com sucesso, até breve!