Mais uma vez venho oferecer de bandeja algo que vai ajudar na organização do dia-a-dia de sua pequena empresa. Para você que não está em condições de investir em mais um software e está apanhando para lembrar quem são seus clientes, parceiros, com que já falou ou ainda precisa prospectar… elaborei a mais completa planilha de contato grátis, ao menos que já vi, afinal também precisei dela no começo.

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Comprove você mesmo

Nada adianta eu discursar sobre a planilha, você precisa experimentar, depois por favor, comente o que achou!
Então vamos lá, a planilha de contatos está disponível para download abaixo:

Download da Planilha de contatos grátis

Como usar a melhor planilha de contatos grátis

Explicar um pouquinho sobre o funcionamento dessa planilha.

Há apenas 3 abas na planilha: Agenda, segmentação e ciclo de venda.
Apesar de aparentemente simples e até rápido de explicar, deu bastante trabalho devido a quantidade de informação, macros e de planejamento que exige.

Agenda

Na primeira parte, nada mais intuitivo, clique em CARREGAR (botão no canto esquerdo superior).
Um novo quadro deve abrir para que possa inserir os dados da pessoa, seja clientes, parceiros, fornecedores, etc.
Nessa mesma etapa é possível PESQUISAR um contato inserindo o nome que já conste na lista e clicando no devido botão.

Inserido o conteúdo pressione CADASTRAR e todos os dados serão armazenados nas devidas posições e a contagem progressiva vai classificar um número de forma automática. Acredito que para a grande maioria os dados que mantive padrão na planilha de contatos deve bastar e até ser além do que costuma anotar.

Se desejar inserir um novo contato, basta clicar em RESET para limpar a ficha cadastral e pronto.

Concluindo, basta SAIR.
Simples assim.

Segmentação

A parte de segmentação nada mais é do que uma tabela dinâmica em que você seleciona a tag de serviço que cadastrou o cliente na aba anterior e a tabela oferece todos os e-mails de pessoas classificadas como tal.

Isso facilita bastante para organizar sua lista caso você tenha colocado todos os seus contatos na mesma planilha ou caso você ofereça diferentes serviços.

Exemplo: Você pode ao inserir o contato, classificá-lo como cliente ou fornecedor, assim teria 2 listas de e-mail separada na segmentação.

Exemplo 2: Vamos supor que tenha uma agência que desenvolva website, e-commerce e gerenciamento de mídia social. Seria interessante separar os interessados em cada área para prospectar seus clientes ou possíveis clientes de forma mais assertiva.

Ciclo de venda

Como padrão, elaborei essa parte considerando 3 contatos para seu ciclo de venda se concluir. Talvez use menos ou precise alterar algumas coisas.

Ciclo de vendas é portanto, todo o processo que a pessoa passa desde conhecer a sua empresa até o fechamento do serviço prestado

É claro que após vender seu produto ou serviço, não se deve encerrar o contato com seu cliente, mas essa parte vai ter que ficar para outra planilha

Algumas células estão abertas e portanto, disponíveis para inserir o conteúdo que achar mais adequado. Em outras criei um menu para que possa selecionar a opção que melhor representa sua situação.

Considerações finais

Acredito que essa planilha possa ajudar bastante a organizar suas relações em sua máquina, lembrando que esse relacionamento é uma das grandes prioridades para qualquer área empresarial, especialmente ligados a internet.

Aproveitem!