Telegram não é alternativa, mas solução!

Pela segunda vez a justiça brasileira, agora por 72 horas, pediu o bloqueio do Whastapp. Para saber mais dessa notícia confira aqui.

Mas antes mesmo desse fato, eu já estava testando uma outra plataforma, que na verdade não é novidade para muitos, e que apresenta grandes vantagens se comparado ao whatsapp.

Portanto, não estou aqui atribuindo apenas uma alternativa ao que já estão acostumados, mas mostrando algo que pode ser a solução para muitos de seus desafios dentro do marketing digital e comunicação.

O aplicativo é o Telegram, muita gente já deve ter ouvido falar ou já utiliza. A popularizção desse app no país coincide com o primeiro bloqueio do whatsapp, tendo sido instalado em 1,5 milhão de smartphones no Brasil em apenas algumas horas na época.

O Telegram já vem crescendo quase 5x mais do que o concorrente e trazendo novidades que o tornam muito mais completo e poderoso.

Conheça agora os principais motivos para utilizar o telegram

Multiplataforma

O Telegram é multiplataforma, o que te permite utilizar o aplicativo no smartphone, talbet, desktop, web de forma muito eficaz.

Não é preciso você ficar adicionando os números de celular dos usuários para se relacionar, isso otimiza seu tempo e aumenta a interatividade.

Segurança

Em meio a tantas complicações políticas que vivemos, a atenção a segurança dos meios de comunicação se intensificam cada dia mais.

O whatsapp seguiu recentemente a tendência criptografando suas mensagens.

O Telegram vai ainda mais longe, pois além de ter mensagens criptografadas, possui uma opção de chat secreto, onde você escolhe o tempo para que todos os dados sejam auto destruídos.

Grupos

Seja você uma pessoa física ou uma empresa, essa opção pode ajudar bastante a aproximar as pessoas e interagir de maneira dinâmica.

A diferença aqui é que enquanto o líder de usuários permite agora apenas 256 usuários por grupo (algo recém ampliado), o Telegram permite inserir até 5.000 usuários por grupo.

Além disso, a organização da comunicação é muito mais eficaz, sendo possível:

  • criar subgrupos
  • responder pessoa específica, dando um destaque a mensagem para o outro membro.
  • realizar citações com @nome_usuário
  • utilizar #hashtag
  • compartilhar o grupo via link
  • os compartilhamentos são divididos em categorias (mídia, arquivos, links, música, mensagens de voz, vídeos)
  • mídias compartilhadas ficam armazenados na nuvem

Se você possui um grupo no whatsapp e esta preocupado de perder alguma informação, entre em contato com o app e migre seus grupos.

Compartilhamento

Aqui você não terá tantas limitações como já está acostumado, os formatos são bem variados (como pdf, excel, word, além dos que já está acostumado) e o melhor, o tamanho máximo de cada arquivo é de 1,5gb.

Os links do youtube e vimeo que são compartilhados podem ser vistos dentro do próprio aplicativo através de um player interno.

Armazenamento

Todo armazenamento do Telegram é feito na nuvem, então você não precisa se preocupar com o espaço interno de seu tablet ou smartphone e nem de perder arquivos.

Bots

Os bots são funções desenvolvidas para facilitar a vida sem precisar sair do aplicativo.

Essas funções são possíveis, pois o Telegram é open source.

É fácil elaborar seu próprio bot através da API do app.

Dentre os inúmeros bots, ressalto algumas funções possíveis:

  • buscar e compartilhar links do google, youtube, wikipedia, yahoo dentro da própria conversa
  • possibilidade de publicar botão de hiperlinks (call to action).
  • publicar no twitter
  • mensagem de boas vindas aos novos membros do grupo
  • fazer questionários
  • e muito mais

Canais

Essa é uma função recente e ainda pouco explorada no Telegram.

Nessa opção não é possível interação como nos grupos, mas é uma ótima maneira de manter seu público informado de suas novidades.

Seu canal pode ser público ou privado, é uma excelente opção para blogueiros, empresas, notícias, etc.

Extras

As opções de sticker são bem divertidas =)

Muita gente já apontou que o Telegram usa menos banda e possui resposta mais rápida que o Whatsapp (não comprovei).

Conclusão

Definitivamente o Telegram é melhor que o Whatsapp e suas funcionalidades dentro do marketing digital podem te oferecer oportunidades incríveis de engajamento e geração de leads.

Infelizmente não tem a mesma base de usuários, já que é um software open source e não visa lucros, consequentemente não tem todo investimento em publicidade como whatsapp.

Portanto, para maior parte dos negócios o WhatsApp ainda é uma ótima opção, mas não custa experimentar o Telegram e quem sabe começar a mudar essa história.

Para quem trabalha com desenvolvimento, o Telegram é ainda mais interessante, pois há grupos internacionais muito bem engajado e um ótimo ambiente de testes.

Aproveite esse momento e teste agora mesmo: site oficial do Telegram.

Pin It on Pinterest

Share This
Assine Nossa Newsletter

Assine Nossa Newsletter

Receba dicas incríveis de marketing digital para alavancar seus negócios

Você foi inscrito com sucesso, até breve!